Formador: Rui Figueira (IICT)

1 e 2 de Julho, entre as 10h e as 19h (total de 16h de formação), na Biblioteca da ALT-Sociedade de História Natural.

Sócios: 45€

Não sócios: 60€

10 a 12 participantes.

 

Sinopse

O Projecto Specify (specifysoftware.org/) foi desenvolvido pela Universidade do Kansas (Natural History Museum  and Biodiversity Institute) com aplicações  destinadas a museus, processamento de gestão de dados de herbários e outras colecções biológicas ou de História Natural. Specify 6.0 funciona em computadores Windows, Mac OSX ou Linux, é gratuito e de código aberto. Tem uma interface intuitiva com formulários de dados que visam a racionalização de tarefas rotineiras durante a preparação e validação de informações sobre as colecções para a análise da pesquisa. A isto acrescem inúmeras funcionalidades, incluindo suporte robusto para dados biológicos – e outros – cadernos de campo, arquivos anexos, GUIDs, locais de armazenamento hierarquizados, uploads de dados através do Workbench Specify Excel, contratos de depósito, procedimentos de conservação, conteúdos do objecto da colecção, juntamente com numerosas funções adicionais. O workshop pretende introduzir os utilizadores às funcionalidades mais importantes de modo a permitir tirar partido, de forma autónoma, das possibilidades oferecidas por este programa.

Rui Figueira é investigador auxiliar do Instituto de Investigação Científica Tropical, no Jardim Botânico Tropical. Completou o mestrado na área de Georrecursos em 1996, no Instituto Superior Técnico, e o doutoramento em Biologia (Ecologia) em 2002, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação em biomonitorização ambiental, e mais recentemente em modelação da distribuição potencial de espécies, com recurso a modelos de nicho ecológico, geostatística e análise multivariada da dados. A sua experiência em informática para a biodiversidade incluí o desenvolvimento e gestão de infraestrutura informática (hardware e software), incluindo a implementação do programa Specify no IICT. Promoveu ainda o grupo de trabalho que realizou a tradução do Specify para Português. Participou na equipa do projecto de Mentorado GBIF Portugal/Espanha, sendo responsável pela instalação do provedor de dados DiGIR e instalação do site web. Publicou um total de 45 artigos científicos, incluindo 17 em revistas internacionais com arbitragem científica.
Para mais informações ou para realizar a inscrição: http://www.alt-shn.org/workshop-specify-6.html ou educacao@alt-shn.org.