Formador: Rui Figueira (IICT)
1 e 2 de Julho, entre as 10h e as 19h (total de 16h de formação), na Biblioteca da ALT-Sociedade de História Natural.
Sócios: 45€
Não sócios: 60€
10 a 12 participantes.
Sinopse
O Projecto Specify (specifysoftware.org/) foi desenvolvido pela Universidade do Kansas (Natural History Museum and Biodiversity Institute) com aplicações destinadas a museus, processamento de gestão de dados de herbários e outras colecções biológicas ou de História Natural. Specify 6.0 funciona em computadores Windows, Mac OSX ou Linux, é gratuito e de código aberto. Tem uma interface intuitiva com formulários de dados que visam a racionalização de tarefas rotineiras durante a preparação e validação de informações sobre as colecções para a análise da pesquisa. A isto acrescem inúmeras funcionalidades, incluindo suporte robusto para dados biológicos – e outros – cadernos de campo, arquivos anexos, GUIDs, locais de armazenamento hierarquizados, uploads de dados através do Workbench Specify e Excel, contratos de depósito, procedimentos de conservação, conteúdos do objecto da colecção, juntamente com numerosas funções adicionais. O workshop pretende introduzir os utilizadores às funcionalidades mais importantes de modo a permitir tirar partido, de forma autónoma, das possibilidades oferecidas por este programa.
Rui Figueira é investigador auxiliar do Instituto de Investigação Científica Tropical, no Jardim Botânico Tropical. Completou o mestrado na área de Georrecursos em 1996, no Instituto Superior Técnico, e o doutoramento em Biologia (Ecologia) em 2002, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação em biomonitorização ambiental, e mais recentemente em modelação da distribuição potencial de espécies, com recurso a modelos de nicho ecológico, geostatística e análise multivariada da dados. A sua experiência em informática para a biodiversidade incluí o desenvolvimento e gestão de infraestrutura informática (hardware e software), incluindo a implementação do programa Specify no IICT. Promoveu ainda o grupo de trabalho que realizou a tradução do Specify para Português. Participou na equipa do projecto de Mentorado GBIF Portugal/Espanha, sendo responsável pela instalação do provedor de dados DiGIR e instalação do site web. Publicou um total de 45 artigos científicos, incluindo 17 em revistas internacionais com arbitragem científica.
Para mais informações ou para realizar a inscrição: http://www.alt-shn.org/workshop-specify-6.html ou educacao@alt-shn.org.