Eco-cabana recebe green hotspot

A Câmara Municipal de Cascais e a Agência Cascais Natura acabam de abrir ao público, o primeiro Posto de Informação de Turismo de Natureza de Cascais (green hotspot), que está a funcionar na Eco-Cabana, espaço desenvolvido e vocacionado para o efeito, situada em Cascais.

O Posto de Turismo de Natureza facultará aos visitantes diversas informações, em formatos inovadores e interactivos, sobre o Parque Natural de Sintra-Cascais (PNS-C), nomeadamente características da sua geologia, paisagem, actividades de natureza possíveis de realizar (passeios pedestres, percursos de grandes rotas e birdwatching) e valores naturais (habitats, fauna e flora).

Além de um visualizador 3D, que permitirá visitas virtuais às áreas de grande valor ecológico, nas quais a Cascais Natura tem vindo a desenvolver grande parte do seu trabalho, serão facultados mapas de rotas e percursos que permitirão ao visitante realizar um passeio “personalizado” pelo espaço do parque, conhecendo o seu património natural.

Para Carlos Carreiras, presidente da Cascais Natura e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, “a instalação de um Posto de Turismo de Natureza, em Cascais, é a consequência lógica de um projecto iniciado há vários anos, na sequência do trabalho desta agência em prol do ambiente, da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável no concelho. Como dizia o poeta, só se defende o que se ama e só se ama o que se conhece. Neste caso, o posto de turismo existe para amarmos o Parque Natural e o defendermos como tal.”

A Eco-Cabana, projecto vencedor do concurso “Prémio Ideias Verdes Água de Luso – Expresso 2007”, é um modelo de habitação com reduzida pegada ecológica, modular, construída com materiais reciclados ou recicláveis, e pode ser usada como qualquer edifício convencional. Funciona com recurso a energias alternativas e tem gestão própria de consumo eléctrico e de água a partir de um dispositivo electrónico.

Os consumos são registados num cartão de “eco-créditos” correspondente a vários dias e agravam o custo de utilização no caso de ser feita uma má gestão. No caso de boa gestão, há lugar a conservação ou acumulação de créditos.

O seu design é vanguardista, mas inspira-se nos abrigos de montanha e cabanas florestais tradicionais, permitindo associar materiais como a cortiça e madeira com as novas tecnologias. É uma estrutura suspensa, com 60 metros quadrados de área útil.

A Agência Municipal Cascais Natura foi criada por iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia e o Grupo Ecológico de Cascais, com o objectivo de promover e realizar estudos e projectos para a preservação e aproveitamento pedagógico, turístico e lúdico do património natural de Cascais, bem com para a melhoria da qualidade de vida no Concelho. A agência pretende fomentar junto da população e dos vários agentes sociais e económicos a consciência em torno da ideia de desenvolvimento sustentável. Outros elementos sobre a Cascais Natura poderão ser encontrados no site www.cascaisnatura.org

Cascais, Março de 2010

Para mais informações, por favor contactar:
EMIREC Comunicação – Patrícia Neves – patricia.neves@emirec.pt
Tel: 21 301 13 90