O Naturdata tem na sua base uma listagem das espécies conhecidas em Portugal. Como qualquer listagem, é e sempre será provisória. O que não quer dizer que esteja em permanente mutação para estádios irreconhecíveis. Começa certamente com muito erros, sinonímias, ausências ou presenças injustificadas. E aos poucos vai sendo afinada.

Neste começo de 2011 estão listadas 35032 espécies, desde Bactérias a Vertebrados. O reino mais representado, com três-quartos dos registos, é o reino dos animais, seguidos de plantas e fungos. Os seres microscópicos são naturalmente relegados para último no conhecimento, dado tanto a dificuldade de os ver, como a dificuldade de sequer saber o que é afinal uma espécie, quando ainda se estão a descobrir novos reinos.

A nivel do filo, dominam os artrópodes, com mais de metade das espécies, seguidos das plantas com flôr e os moluscos. Os artrópodes, “as pequenas coisas que governam o mundo”, representam em Portugal como no resto do mundo a vasta maioria das espécies. Tendo em conta que a vasta maioria das espécies descritas e descobertas no país todas as semanas são artrópodes, esta proporção tende a aumentar.

Nas classes, com quase metade das espécies, os insectos naturalmente dominam, seguidos de aracnídeos e plantas dicotiledóneas. O domínio dos insectos é também óbvio quando as cinco ordens com mais riqueza (coleópteros [escaravelhos], lepidópteros [borboletas], dípteros [moscas], hemípteros [percevejos e cigarras] e himenópteros [vespas, formigas e abelhas]) têm todas pelo menos 4% das espécies.

 

De entre todas as ordens, apenas muito poucas se encontram totalmente revistas no Naturdata, sendo principalmente ordens de vertebrados ou outros grupos com uma ou muito poucas espécies:
– Cetacea
– Artiodactyla
– Scorpionida
– Solifugae
– Orchidales
– Anura
– Caudata
– Squamata
– Testudines

Outras ordens estão em processo de revisão:
– Araneae
– Lepidoptera
– Pinales
– Procellariiformes
– Passeriformes
– Diptera
– Octopoda
– Sepioidea
– Spirulida
– Teuthoidea
– Vampyromorpha

Mas o Naturdata não é só uma lista de espécies. É uma enciclopédia. Como tal muita outra informação é incorporada todos os dias, de entre esta muitas fotos. Contamos neste momento com 9858 fotos (estará para breve a marca das 10000?) pertencentes a 3263 espécies. Temos assim 9.6% das espécies listadas com foto.

Este é o ponto da situação actual. Dentro de um ano faremos outro. Estão abertas as apostas para que números serão atingidos.

Por: Pedro Cardoso e Ricardo Ramos da Silva