Bióloga

Coordenadora científica da ordem dos cetáceos.
É a responsável pelas listas de espécies e pelaa informação relativa a cetáceos presente no Naturdata.

Informação sobre este colaborador

  • Bióloga da Escola de Mar
  • Licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais – Variante Recursos Marinhos,  Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
  • Mestrado em Etologia – Instituto Superior de Psicologia Aplicada
  • A terminar o Doutoramento em Biologia das Populações pela Universidade do Algarve/Museu Americano História Natural (USA)

 

Nota curricular de Inês Costa Carvalho

Licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais – Variante Recursos Marinhos, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1993/2000). Mestre em Etologia, Instituto Superior de Psicologia Aplicada (2002/2004). Efectuou, entre outros, os cursos de Formação em Bem-Estar Animal, ISPA (2002), de Biologia Molecular, INETI (2005), Molecular Markers and Population Genetics, IGC (2008) e Conservation Genetics Data Analysis, CIBIO (2008).

Actualmente, está a finalizar o Doutoramento em Biologia das Populações, na Universidade do Algarve e no Center for Conservation Genetics and Sackler Institute for Comparative Genomics do American Museum of Natural History, subordinado ao tema “Population structure of humpback whales in west coast of Africa” com a orientação da Prof. Dr. Leonor Cancela e o Dr. Howard Rosenbaum. Para além disso, neste momento é consultora cientifica da Wildlife Conservation Society.

Os seus actuais interesses de investigação são: quais os factores naturais que influenciam a estrutura populacional em cetáceos, definição de “stocks”, definição de unidades de conservação em cetáceos, ecologia e comportamento de cetáceos. Vasta experiência de trabalho de campo, nomeadamente de detecção, observação e aplicação das mais diversas técnicas de recolha de dados científicos sobre cetáceos e o seu ecossistema (Portugal continental e em São Tomé e Príncipe). Experiência em técnicas laboratoriais de biologia molecular, nomeadamente PCR, sexagem, genotipagem e sequenciação.
Foi vencedora do Prémio Milénio Sagres Expresso 2001 para a implementação do projecto “Golfinhos-roazes do Estuário do Sado: Medidas de Acção e Conservação”. Foi bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2004-2008). Ganhou uma bolsa Lerner Gray, AMNH (2007) e Éspeces Phares, ECOFAC (2004-2005) para a investigação das baleias corcundas no Golfo da Guiné. Tem publicado artigos e relatórios em revistas da especialidade.
Tem apresentado e divulgado a sua investigação em dezenas de conferências internacionais e
nacionais da especialidade, tais como Annual Conference of the European Cetacean Society, Biennial Conference on the Biology of Marine Mammals, Congresso Nacional de Etologia. Tem participado ainda na organização e apresentação de Cursos Livres, workshops e actividades de educação ambiental sobre mamíferos marinhos, como bióloga do Projecto Delfim e mais recentemente da Escola de Mar.