Espaço envolvente da Eco-Cabana premiado na “Urba Verde 2010”

•    1.332 pessoas visitaram o Posto de Turismo de Cascais no primeiro mês

A Cascais Natura conquistou o 1º Prémio na “Urba Verde 2010”, na categoria Espaços Públicos Exteriores de Equipamento, com o projecto do espaço envolvente da Eco-Cabana, implementado junto do Parque Marechal Carmona, em Cascais.

Na opinião de Carlos Carreiras, presidente da Cascais Natura e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, “este Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista deixa-nos muito orgulhosos, porque representa o reconhecimento de um projecto que acarinhamos e premeia a transformação de um espaço degradado num espaço de utilidade pública, com respeito pelo meio natural envolvente”.

Este espaço premiado destaca-se por constituir uma zona de informação de turismo de natureza ao ar livre, entre vegetação espontânea do parque natural Sintra-Cascais. Foi desenvolvido sobre uma área degradada, com salvaguarda das espécies vegetais existentes. Privilegia a orientação para vistas preferenciais, a adequação à morfologia do terreno, a minimização do abate de árvores e arbustos e a inserção em zona urbana.

O mobiliário da infra-estrutura é inovador e foi produzido em cortiça especialmente para aquele espaço. O pavimento foi feito com recurso a cortiça granulada, pelo que é permeável e confortável. A instalação de suportes para bicicletas permite a sua inclusão na rede ciclável “BICas de Cascais” e que se justifica pelo facto de este ser um dos pontos de partida do percurso de visitação do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNS-C).

No interior, a Eco-Cabana tem uma exposição permanente com painéis informativos sobre o PNS-C e a sua geologia, Habitats, fauna, flora, paisagem e património. Aí se assinalam também os percursos existentes no parque, com disponibilização de diversos recursos informativos, entre os quais o programa Cascais 3D, onde os visitantes poderão efectuar uma visita virtual a pontos de interesse do Parque Natural.

No final do seu primeiro mês de funcionamento como Posto de Informação de Turismo de Natureza de Cascais, em 5 de Abril, a Eco-Cabana tinha registado 1.332 visitantes, dos quais 814 nacionais e 518 estrangeiros.

A Agência Municipal Cascais Natura foi criada por iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia e o Grupo Ecológico de Cascais, com o objectivo de promover e realizar estudos e projectos para a preservação e aproveitamento pedagógico, turístico e lúdico do património natural de Cascais, bem com para a melhoria da qualidade de vida no Concelho. A agência pretende fomentar junto da população e dos vários agentes sociais e económicos a consciência em torno da ideia de desenvolvimento sustentável. Outros elementos sobre a Cascais Natura poderão ser encontrados no site www.cascaisnatura.org.