Bulweria bulwerii (Jardine & Selby, 1828)

Alma-negra

Morfologia de Bulweria bulwerii

 © Paulo Henrique Silva - SIARAM
 © Paulo Henrique Silva - SIARAM
 © Paulo Henrique Silva - SIARAM
 © Paulo Henrique Silva - SIARAM
 © Paulo Henrique Silva - SIARAM
 © Paulo Henrique Silva - SIARAM

Informação detalhada sobre Bulweria bulwerii

Estatuto de Conservação - Global (IUCN): LC (Pouco Preocupante); Açores: EN (EM Perigo); Madeira: LC (Pouco Preocupante)

Tipo de ocorrência: Estival (presente nas colónias de Março a Outubro)

Biometria: Comprimento: 25 - 29 cm; Envergadura: 67 - 73 cm;

Identificação: Pardela escura, coma asas longas e estreitas, e cauda comprida. Tirando painel diagonal mais pálido nas coberturas alares, uniformemente escura (castanho escuro, quase preto). Pode ser confundida com a Pardela-preta, mas tem a cauda mais longa, asas escuras por baixo. Tem um padrão de vôo mais solto que esta última. Muitas vezes utiliza um vôo deslizante, com as asas apontadas para baixo.

Biologia e Movimentos: Espécie altamente pelágica, encontrada longe de terra excepto no período de nidificação. Fora desta época existem registos pelos 3 maiores oceanos. Normalmente solitária, ou em pequenos grupos.

Espécie monogâmica com um só ovo por postura. Colónias situam-se em ilhas e ilhéus rochosos. Ninhos em pequenas cavidades rochosas, grutas costeiras, ou debaixo de vegetação rasteira. Visitam as colónias à noite.

Começam a chegar às colónias a partir de Março, mas normalmente em maior número a partir de Abr/Mai. Posturas em  Mai/Jun. Disperção de juvenis a partir de Set/Out. Dispersão geralmente para SW, para águas tropicais.

Alimentação à base de pequenos peixes pelágicos, lulas, pequenos crustáceos, poliquetas, e também plâncton. Alimentam-se à superfície, sobretudo de noite.

Curiosidades: Não existem registos a partir da costa em Portugal Continental. No entanto alguns registos feitos a partir de embarcações, sugerem que a espécie poderá ser bastante regular ao longo da costa continental, sobretudo em  Julho, Agosto e Setembro (registos também em Abril). No entanto, é uma espécie de difícil observação, pois movimenta-se sobretudo a algumas dezenas de milhas da costa, para lá da plataforma continental.

 

 

Distribuição de Bulweria bulwerii em Portugal