As ilhas da Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias) vêem agora publicada uma lista de espécies de animais e plantas prioritárias para a conservação. Pela primeira vez em Portugal estabelecem-se prioridades com critérios científicos.

Dado o isolamento e enorme riqueza em espécies únicas as ilhas oceânicas são um dos grandes palcos das extinções de espécies. Se os recursos para a conservação são limitados é fundamental estabelecer prioridades, saber em que espécies se deve investir a cada momento.

No seguimento de um livro anteriormente publicado intitulado “Top 100 – As cem espécies ameaçadas prioritárias em termos de gestão na região europeia biogeográfica da Macaronésia” foi no último número da revista internacional “Biodiversity and Conservation” que surgiu um artigo em que pela primeira vez em Portugal se estabelecem prioridades de conservação de espécies com critérios científicos. Com a autoria de dezenas de investigadores dos Açores, Madeira e Canárias, centenas de espécies de animais e plantas, desde musgos e insectos até árvores e mamíferos foram classificadas segundo dois critérios: a sua prioridade de conservação e a facilidade de recuperação das populações. A partir da lista total chegou-se a um “Top 100” das espécies prioritárias.

As plantas dominam esta listagem, com dois terços das espécies consideradas prioritárias, seguidas dos artrópodes (aranhas, insectos e parentes próximos). São estes grupos que por um lado têm maior riqueza de espécies, por outro lado, estas espécies estão muitas vezes restritas a nível mundial a uma única ilha ou em alguns casos mesmo a uma área que se pode medir em metros. É o caso por exemplo da Marsilea azorica, um pequeno feto dos Açores que ficou classificado no topo da lista e que apenas existe num charco com poucas dezenas de metros de comprimento e ainda menos de largura.

Espera-se agora que a lista sirva de orientação aos diferentes governos regionais no estabelecimento de prioridades e atribuição de fundos.

Links para o artigo e livro:
http://www.atlantic-island.eu/mediapool/65/656570/data/Martin_etal_2010.pdf
http://www.atlantic-island.eu/documentos/Top100_2008.pdf