O projecto mais emblemático da ATN é o da criação da REDE DE RESERVAS DE RIBA-CÔA.
O objectivo geral deste projecto é estabelecer um conjunto de espaços naturais, numa rede de âmbito localizado, onde seja feito um esforço autónomo de conservação da biodiversidade característica da bacia do Douro, de valorização do património natural e de desenvolvimento rural sustentável, essencialmente através de acções de restauração ecológica.
Objectivos específicos:
* Conservação das espécies mais emblemáticas da fauna (avifauna rupícola) e da flora (bosques de quercíneas);
* Revitalização dos sistemas agro-pecuários tradicionais;
* Valorização dos produtos resultantes da exploração sustentável do património natural;
* Sensibilização e educação ambiental;
* Associação de uma nova iniciativa de conservação à rede já existente (Rede Natura 2000);
* Integração da reserva na rede de áreas protegidas de âmbito nacional, através da aplicação de um estatuto de nível regional/local;
Através de ajuda financeira conseguida junto de fundações internacionais e junto dos sócios da ATN, foram sendo adquiridas, desde 2000, algumas propriedades, em 4 núcleos distintos da região de Riba-Côa, áreas prioritárias para a ATN e que somam agora cerca de 520 ha.
MAPA DE ÁREAS PRIORITÁRIAS ATN >>>
Logótipo da Faia Brava
A RESERVA DA FAIA BRAVA, no vale do Côa (freguesia de Algodres, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo) tem sido o núcleo no qual a ATN tem investido a maior parte dos seus recursos e esforços, por forma a criar um modelo de gestão sustentável, para a futura expansão do projecto.
Esta reserva engloba um dos núcleos nacionais mais importantes de aves rupícolas e abrange parte da mancha de sobreiros mais extensa do Distrito da Guarda.