Um dos objectivos do Naturdata é fazer chegar a informação sobre a biodiversidade de Portugal aos nossos visitantes. Muitas das nossas espécies estão ainda por descobrir, de outras, pouco mais sabemos que o nome e uma apresentação intuitiva dos grupos torna-se impossível tendo sido esta uma crítica constante desde que o projecto foi criado.
Os nomes científicos são por vezes complexos e a navegação pelo directório quando se procura uma espécie em concreto nem sempre é tarefa fácil.
Para começar a facilitar esta tarefa criámos esta secção onde fornecemos algumas dicas para a procura no directório. Esta não é uma chave de identificação exaustiva, apenas uma página temporária para facilitar os nossos visitantes.
O primeiro passo é determinar o reino a que pertence a espécie que procura:
– Veja se a espécie que procura tem pelo menos um dos seguintes caracteres ou estruturas: asas, antenas, olhos, cabeça, abdómen, patas, boca. Se tem pelo menos um destes, a sua espécie é um animal (pertence ao reino animalia). Clique aqui para identificar o filo a que pertence a espécie que procura.
– Se não tem nenhum dos indicados acima, pode pertencer a qualquer um dos sete reinos presentes no Naturdata.
Determinar os filos de animais:
– Corpo com um revestimento quitinoso mais ou menos rígido (exosqueleto) que confere ao animal protecção e estrutura.