Carpobrotus edulis var. edulis (Linnaeus) N. Brown

chorão

Outros Nomes Comuns: chorão-da-praia, bálsamo

Morfologia de Carpobrotus edulis var. edulis

 © Paulo Henrique Silva - SIARAM
 © Valter Jacinto
 © Valter Jacinto
Flor © Winfried Bruenken
Flor
 © Paulo Henrique Silva - SIARAM
 © Paulo Henrique Silva - SIARAM

Informação detalhada sobre Carpobrotus edulis var. edulis

Morfologia
Descrição: subarbusto rastejante perene, suculento, com caules escamosos muito ramificados que podem atingir vários metros e que enraízam nos nós.
Folhas com 4-13 x 1-1.6 cm; comestíveis; de cor verde vivo, por vezes com tonalidade avermelhada ou roxa (principalmente nas extremidades); carnudas; erectas ou erecto-patentes; oblongas, subfalcadas ou rectas; com secção transversal media em triângulo equilátero.
Flores de 8-10 cm de diâmetro; com várias pétalas de cor amarela ou rosada; estames amarelos.
Frutos carnudos; de forma ovóide; comestíveis.

Floração: Abril - Julho
Status e distribuição em Portugal: Invasora. Ag, AAl, BAl, BL, DL, E, Mi; oficialmente classificada como invasora no Continente

Distribuição geral: Dunas costeiras, cabos e áreas adjacentes aos taludes onde foi plantado. Tolera muito bem a salinidade e desenvolve-se tanto em zonas secas como húmidas.

Particularidades:

Introduzida para fins ornamentais. Cultivada com frequência para fixação de dunas e taludes de estrada.
Características invasoras: Possui um vigoroso crescimento vegetativo que leva à formação de tapetes monoespecificos que impede o enraizamento da vegetação nativa. Promove a acidificaçao dos solos e desequilibra a dinâmica de nutrientes, facilitando o seu próprio desenvolvimento. Estes factores fazem com que diminuia a biodiversidade. Os fruto são comidos por pequenos mamíferos (principalmente ratos e coelhos) que dispersam as suas sementes. Tambem se propaga por enraizamente de partes da planta que tenham pelo menos um nó.

Distribuição de Carpobrotus edulis var. edulis em Portugal