A Câmara Municipal de Cascais (CMC), a EMAC – Empresa de Ambiente de Cascais, e as Agências Municipais Cascais Atlântico, Cascais Energia e Cascais Natura, celebram o Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho) com mais uma edição do Cascais Puro2, a grande festa do ambiente do Concelho. O evento assinala ainda a abertura ao público do Parque Urbano da Ribeira dos Mochos, depois das obras de requalificação que se realizaram no local.
Já na sua 4.ª edição, o Cascais Puro2 incluirá um conjunto de actividades lúdicas e pedagógicas orientadas para a sensibilização da população, sobretudo a mais jovem, para as questões ambientais.
A EMAC estará presente com o Clube do Mac, onde os mais novos podem interagir com a mascote da empresa, inscreverem-se no Clube e participar no Jogo dos Resíduos, num insuflável. A Agenda Cascais 21 instalará no local um Mercado Biológico e realizará workshops sobre plantação de hortícolas, em casa.
No âmbito das actividades a desenvolver, a Cascais Natura desenvolverá workshops de plantação de espécies autóctones e actividades de aventura, a Cascais Atlântico, organiza uma Caça ao Tesouro e, a Cascais Energia apresenta a peça de teatro infantil, “Clique”.
Para Carlos Carreiras, vice-presidente da CMC, “é com grande satisfação que promovemos mais uma edição do Cascais Puro2, neste Dia Mundial do Ambiente, com um conjunto de acções dirigidas às famílias do concelho que, assim, se juntam a nós na grande festa do desenvolvimento sustentável e da qualidade de vida, num espaço onde existe um grande património ecológico e que pode agora ser conhecido por todos”.
O palco da 4.ª Edição do Cascais Puro 2 será o Parque Urbano da Ribeira dos Mochos, um espaço em que decorreram, recentemente, diversas obras de requalificação com o objectivo de consolidar e valorizar esta zona, para que melhor cumpra as suas funções ecológicas e permita o recreio dos munícipes que, a partir desta data, podem encontrar um novo espaço de lazer integrado no meio urbano do concelho e com várias valências, nomeadamente um parque infantil, pista de aventura e parque de merendas.
Com uma área aproximada de 41 mil m2, em que parte integra a Rede Ecológica Nacional, este espaço envolve uma das principais linhas de água do concelho de Cascais: a Ribeira dos Mochos. Trata-se de uma zona de grande valor natural e um importante corredor ecológico que promove a biodiversidade, que também incorpora importantes valores culturais, que figuram numa mãe-de-água e num antigo aqueduto. A abertura deste espaço pode representar uma nova oportunidade de recreio para os munícipes.