Os invertebrados representam o elemento mais importante da fauna selvagem, tanto em número de espécies como em biomassa. Constituem uma importante fonte de alimento para outros animais, algumas plantas (carnívoras) e até mesmo para o homem, onde os hábitos culturais reconhecem certas espécies como um importante recurso alimentar. Desempenham um papel fundamental na fertilização dos solos, na fecundação e produção da grande maioria das espécies cultivadas através da polinização e controle natural de pragas agrícolas e são também indicadores da saúde do ambiente.
Segundo a Cartografia dos Invertebrados Europeus (CIE), são referenciadas 11 espécies de borboletas indicadoras da qualidade do ambiente, onde se destacam para Portugal a Iphiclides feisthamelii, Limenitis reducta e a Cossus cossus.
As borboletas estarão sempre entre os primeiros animais a desaparecer quando um habitat se deteriora, e, se tomarmos os passos certos para as conservar, estaremos também a contribuir para um ambiente saudável. Geralmente ignoradas pelo seu tamanho diminuto, merecem uma especial atenção devido à sua incomensurável utilidade e quase infinita variedade de formas e cores que ostentam!