O LINKAR (www.linkarcascais.org), a comunidade virtual lançada pela Agenda Cascais 21 com o objectivo de constituir um ponto de encontro para todos os interessados em desenvolver e divulgar projectos de cidadania e sustentabilidade no Concelho de Cascais, apresenta, agora, novas ferramentas de interacção e partilha de experiências entre os seus membros.
Entre outras vantagens, as novas funcionalidades permitem ao LINKAR aproximar-se das redes sociais tão em voga na Internet, facilitando a troca de mensagens de forma quase imediata e promovendo a proliferação de projectos.
Para Carlos Carreiras, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, “a constante actualização desta rede social – tão importante para fomentar a participação dos cidadãos na vida de Cascais – é essencial para garantir que os munícipes se sintam envolvidos num esforço conjunto e assumam um papel activo no progresso do concelho rumo a um futuro sustentável.”
Assim, a partir de agora, os membros registados na LINKAR podem partilhar os seus projectos colocando no site fotografias e vídeos das iniciativas que estão a desenvolver, através de um upload directo ou do Youtube. Podem ainda agendar eventos e convidar outros membros a participar.
As novas ferramentas também permitem que os membros de um projecto sejam informados sempre que houver actualizações das notícias sobre as iniciativas que integram. No seu perfil, os membros podem colocar fotografias e vídeos, criar blogues e escrever mensagens privadas ou trocar mensagens públicas com os restantes membros.
Actualmente, a LINKAR tem 93 membros, distribuídos por 15 projectos, como o “Flores do Campo Cascais ”, as “Hortas de Outeiro de Polima” e os “Passeios Naturais”, recebendo em média 2.500 visitas mensais.
Lançado pela Agenda Cascais 21, o LINKAR apela à mobilização dos munícipes e à capacidade de organização da sociedade civil em torno de um instrumento de comunicação moderno e facilmente acessível, para dinamizar o desenvolvimento sustentável e os processos de participação em projectos de interesse público.