Naturdata completou dois anos de existência!
A ideia nasceu no ano de 2008 imaginada por Ricardo Silva (actual coordenador do projecto) e rapidamente acolhida por Hélio Ferreira (actual coordenador de programação). Após alguns meses de discussão (no bom sentido), em 15 de Fevereiro de 2009, nasceu oficialmente o projecto Naturdata no seio da Circunforce, empresa de programação que actualmente garante a manutenção do projecto. As primeiras listagens foram arduamente compiladas e não foi fácil angariar os primeiros colaboradores. Felizmente houve excepções e as primeiras fotografias começaram a entrar graças ao inestimável apoio de dois fotógrafos portugueses: Emídio Machado (actual coordenador do departamento de imagem) e Faísca, grandes amigos do projecto desde o primeiro dia.
Os primeiros colaboradores científicos a juntarem-se ao projecto fizeram-no numa altura em que ainda não era fácil compreender a dimensão do mesmo. Ainda assim, juntaram-se a nós sem reservas e, além obviamente de Ricardo Silva (ainda coordenador da ordem araneae), Jorge Almeida (coordenador da ordem diptera) e Pedro Cardoso (coordenador da ordem araneae) juntaram-se sem reservas e contribuíram para trazer uma nova vaga de colaboradores, a maior parte dos quais ainda figuram na equipa do Naturdata.
Esperamos que em cada ano vos consigamos sempre surpreender mais e que o nosso objectivo maior seja alcançado: que o projecto seja útil a todos os que se interessam ou trabalham na temática da biodiversidade de Portugal.
Desde então o Naturdata tem crescido em todos os aspectos, tem sido alvo de atenção de cada vez mais pessoas e tem conseguido desenvolver os seus objectivos gerais traçados ainda em 2008. Com frequência agradecemos a todos os que ajudam o projecto a crescer mas acreditamos que não é demais pois a verdade é que este projecto mostrou-nos, ao contrário do que sempre nos foi dito quando o iniciámos, que as pessoas de todos os meios, são capazes de se unir para realizar obras grandes. Basta não ter medo e construir dia a dia, mais um pedaço. Feito por todos e para todos.