1. Do ovo ao Nascimento
1.1. Os ovos e as ootecas
Os ovos das aranhas são esféricos e raramente ultrapassam o milímetro de diâmetro. Geralmente são brancos, cremes ou amarelados mas podem ser de tons rosados, castanhos ou verdes. Nas aranhas, os ovos nunca são deixados directamente expostos ao meio ambiente. São depositados em grupos compactos e envoltos com seda. A este invólucro e respectivos ovos, dá-se o nome de ooteca. Nos casos mais simples, como na fêmea de Pholcus phalangioides que se vê na imagem ao lado a carregar os ovos nas quelíceras, a ooteca consiste apenas num aglomerado de ovos envoltos em alguns fios escassos. No entanto, normalmente, a ooteca é formada por duas camadas espessas de seda que são depois unidas em volta dos ovos. Cada ooteca pode conter um número variável de ovos entre 2 a 2 000 de uma forma geral. Existem vários tipos, formas e cores de ootecas e cada aranha pode fazer apenas uma ou várias em cada ano dependendo da espécie.
O facto de os ovos se encontrarem protegidos por uma ooteca, possui diversas vantagens, como, por exemplo, a manutenção da humidade e temperatura certas no seu interior protegendo os ovos de grandes variações e permitindo o seu desenvolvimento de forma menos dependente das condições externas. Outra vantagem é a protecção que oferece contra predadores de ovos ou parasitas. A seda, por ter propriedades antibióticas, protege também os ovos de serem atacados por fungos e bactérias. Muitas vezes, esta protecção é potenciada pelos cuidados das fêmeas como será descrito mais à frente. Numa ooteca, não é apenas o aspecto que varia mas também o tipo de seda utilizada e o processo de fabrico. As aranhas usam diversos tipos de seda para sua a construção e frequentemente na mesma ooteca são empregues dois ou três tipos distintos de seda com propriedades características.
Nas imagens seguintes, podemos ver três exemplos de ootecas diferentes: Anelosimus vittatus com uma ooteca esférica, de seda macia e branca; Araniella cucurbitina com uma ooteca esférica revestida de seda rija, amarela e emaranhada; Cyrtophora citricola com duas ootecas juntas, achatadas de seda muito rija e cor branca-amarelada que a aranha cobre pouco a pouco com detritos e restos de presas.