Nesta página poderá encontrar descritas as funcionalidades do portal Naturdata e assim poder tirar melhor proveito do seu conteúdo. Lembramos que o Naturdata está optimizado para resoluções superiores a 1024×600 px e para o Mozilla Firefox.

Índice:

1. Template Geral
2. Página de Entrada
3. Directório de Espécies

 

Template Geral:

No canto superior esquerdo de todas as páginas, pode encontrar o Logótipo Naturdata que abre a página de entrada.
Assim, a partir de qualquer página, pode sempre regressar à entrada, clicando no logótipo.

Imediatamente abaixo do logótipo, encontra o Menu de Topo. Neste menu, tem os botões para as secções mais estruturantes do Naturdata:

Entrada – A página inicial com as novidades

Espécies – Acesso à consulta da base de dados e directório+

Equipa – Quem é quem no Naturdata

Contacto – Como chegar até nós


Imediatamente abaixo do menu de topo, encontra o Módulo de registo e login.

No Naturdata, o registo dá acesso a algumas páginas e funcionalidades específicas como sejam o jogo de identificação ou os comentários. Neste módulo pode:

Registar-se caso ainda não o tenha feito, indicando o se nome, nome de utilizador, email e senha.

Recuperar a senha pedindo uma senha nova.

Recuperar o nome de utilizador

Fazer “login” fornecendo o nome de utilizador e a senha

Quando faz o login, este módulo desaparece e surge um botão “Terminar sessão” no final do menu lateral que lhe permite saír da sua sessão.


No lado esquerdo, encontra o Menu Principal, um menu vertical onde pode ter acesso a todas as restantes secções e páginas do Naturdata.
Os botões podem variar ao longo do tempo, de acordo com a organização das páginas.



Por baixo do menu principal, encontra o Banner lateral. É um módulo de banners aleatório, com os logótipos dos nossos principais parceiros.

Se quiser colaborar com o Naturdata e ter aqui o seu logótipo, contacte-nos através do mail info@naturdata.com.


No módulo Estatísticas pode acompanhar o número de fotografias inseridas no Naturdata e o número de espécies válidas actualizado em cada instante. Este número representa o número de espécies conhecidas para todo o território Português.


O módulo facebook indica o número de seguidores da página facebook do Naturdata, mostra-lhe alguns dos seus amigos que seguem o Naturdata caso esteja registado e dá-lhe o link directo para a nossa página facebook onde pode receber novidades e notícias.

Se ainda não é fã, inscreva-se agora.


Em cada mês é escolhida aquela que foi a espécie mais vista desde sempre no Naturdata (e que ainda não tenha sido escolhida) para o módulo Espécie do Mês.
É apresentada a foto e o nome da espécie com ligação directa para a ficha. Esta ficha será actualizada ao longo do mês.
No final, quando a espécie for substituída, irá figurar na listagem das espécies mais procuradas.

Aproveite a sugestão de cada mês e aprenda mais sobre a espécie em destaque.


No final da coluna vertical esquerda, temos o módulo “Cartaz de Eventos”, onde são apresentados os cartazes, folhetos e outras imagens associadas a eventos próximos.

Se desejar divulgar por aqui os seus eventos, entre em contacto connosco pelo email info@naturdata.com.

 

Página de Entrada:


Por cima do módulo de últimas fotos, existe uma área reservada ao Banner de topo. Este banner pode estar ausente ou presente de acordo com os patrocinadores.

Se quiser colocar aqui o seu banner, envie-nos um email para info@naturdata.com.



No topo da área de conteúdos da página de entrada, temos o módulo “Últimas fotos” que nos mostra a última foto de cada uma das últimas fichas onde foi inserida uma imagem, ou seja, as últimas fotos inseridas sem repetir espécies.

O módulo apresenta uma sequência de cinco miniaturas, cada uma com ligação à respectiva ficha, com o nome da espécie em cima e o nome do autor da foto em baixo.

Este módulo é automático e é actualizado sempre que é inserida uma nova imagem.



No módulo Eventos pode ficar a par dos próximos eventos dentro da temática de Natureza que irão ocorrer em Portugal.
Ao clicar no título de um artigo, abre o artigo completo.
O tamanho deste módulo varia em função do número de eventos.

Se quiser divulgar aqui os seus eventos, da sua associação ou empresa, envie-nos um email para info@naturdata.com.



No módulo Notícias apresentamos aleatoriamente algumas das últimas notícias sobre biodiversidade em Portugal.
Ao clicar no título de uma notícia, abre o artigo completo.
O tamanho deste módulo varia em função do número de eventos.

Se quiser divulgar aqui as suas notícias, da sua associação ou empresa, envie-nos um email para info@naturdata.com.



No módulo Novidades Naturdata pode acompanhar as principais novidades relativas ao projecto. Como os módulos de notícias e eventos, também o tamanho deste módulo é variável. Ao clicar no título de uma novidade, abre o artigo completo.


No módulo Artigos Naturdata encontra as nossas sugestões de leitura sobre a biodiversidade de Portugal. Como os módulos de notícias e eventos, também o tamanho deste módulo é variável. Ao clicar no título de um artigo, abre o artigo completo.


Por baixo dos artigos e novidades, pode ver quais as últimas fichas actualizadas no Naturdata, através do módulo “Directório de Espécies – Últimas Fichas Actualizadas” onde é apresentada uma miniatura de cada uma das espécies cuja ficha foi alterada recentemente pelos colaboradores.


No final da página encontra-se o módulo “Comentários Recentes“, onde são mostrados os últimos comentários feitos nas fichas de espécies e que já foram aprovados.

Para deixar comentários, tem de fazer login primeiro.

Não são mostrados neste módulo comentários que contenham ligações a outras páginas.

 

Directório de Espécies:

 

Quando entra no Directório de Espécies, são apresentadas várias opções de pesquisa e navegação. A primeira e mais rápida é a “Pesquisa de Palavras-chave“.

Supondo que queria localizar a ficha do Lobo:
– Se souber com certeza o nome científico da espécie, pode digitar “Canis lupus” seleccionando a opção “Termos exactos”
– Se não tiver a certeza do nome, pode escrever apenas parte  do nome (p.ex: “lupus”) e seleccionar a opção “”qualquer termo”.
– Se só souber o nome em Português, escreva “lobo” mantendo seleccionada a opção “Qualquer termo”
No final, ao clicar em “pesquisar”, é apresentada em baixo uma lista com os resultados, cada um com ligação à respectiva ficha.

Nesta pesquisa pode também obter a lista de qualquer grupo taxonómico, seja género, família, ordem, classe, filo ou reino, basta para tal digitar o nome correcto desse grupo.

Esta pesquisa pode ser usada em conjunto com o módulo de “restringir pesquisa” para navegar apenas dentro de determinado grupo.


Associado à pesquisa no directório, está o módulo “Restringir a grupos taxonómicos“. este módulo pode servir por si só como pesquisa, pois se restringir até ao nível de género, ele apresenta a lista das espécies desse género com respectivos links para as fichas.
Pode igualmente, e de forma mais eficiente, ser utilizado em conjunto com o módulo “Pesquisa de Palavras-chave”. Se digitar um nome nas palavras-chave e seleccionar aqui uma restrição, a pesquisa é efectuada apenas dentro do grupo que seleccionou.
Pode ser igualmente usado como uma pesquisa rápida à lista de grupos taxonómicos. Por exemplo, se desejar saber quais os géneros que compõem a família das Rosáceas, se restringir até esta família, na caixa de seleccção seguinte, irão aparecer todos os géneros da família e apenas esses.


Os resultados de cada pesquisa são apresentados no módulo “Pesquisa Realizada“. Pode ver os resultados (25 por cada página), a taxonomia completa e nome comum para cada um e ligação à ficha da espécie através do nome científico


Uma outra forma mais visual de pesquisar as espécies e as categorias a que pertencem, encontra-se disponível percorrendo directamente o “Directório“.
No final da página de pesquisa encontram-se os links para cada um dos reinos listados no Naturdata.


Ao escolher um dos reinos, é aberta uma lista automática com todos os filos listados no Naturdata e uma miniatura representativa. Quando clica em determinado filo, abre as respectivas classes e por aí fora. Com esta forma de navegar, em cada passo tem acesso apenas às categorias que se encontram dentro da categoria superior que seleccionou. Fica também com uma noção clara de que grupos se encontram ilustrados (os que não têm nenhuma imagem apresentam uma câmara com um sinal de proibição indicando que faltam imagens nesse grupo). Quando chegar ao nível de espécie, ao clicar num nome, abre a ficha correspondente.


Quando navegamos pelo directório de espécies, imediatamente por baixo do módulo dos parceiros, surge o módulo das “Fichas visualizadas“. Este módulo guarda uma ligação para cada uma das fichas visitadas durante uma sessão para que possa a qualquer altura saltar de ficha em ficha sem ter de percorrer novamente o caminho do directório ou uma nova pesquisa.
A lista pode a qualquer momento ser limpa através da função “Limpar fichas visualizadas“.