A Associação Transumância e Natureza (ATN) convida-o para uma viagem ao património natural e cultural do vale do Côa. Durante esta saída de campo terá a oportunidade de observar paisagens magníficas de escarpas, aves emblemáticas como o grifo ou a águia-real e, com alguma sorte, poderá também descobrir algumas aves ameaçadas, como a águia-de-bonelli, o abutre-do-egipto e a tímida cegonha-preta. Todas estas aves nidificam nas escarpas do rio Côa. Outros pontos de interesse deste percurso são elementos do património arquitectónico local: os pombais tradicionais, casebres tradicionais e caminhos estreitos ladeados por muros de pedra. Terá também tempo para conhecer o projecto de conservação da ATN no vale do Côa, a Reserva da Faia Brava. Todas estas saídas de campo serão acompanhadas de um guia da ATN, que dependendo da época do ano, ajudá-lo-ão a interpretar a paisagem, os valores naturais e a história desta terra da Faia Brava. Apoie a conservação da natureza da ATN, passando um dia inesquecível no vale do Côa!
Ponto de Encontro: 9h30 – Igreja de Algodres. Os participantes devem levar a sua viatura até Algodres, local onde começa e termina o percurso.
Duração do percurso: cerca de 3h.
O que trazer? Botas de montanha ou calçado desportivo, roupa confortável (de preferência em tons neutros), chapéu, protector solar, água, máquina fotográfica, binóculos.
Preço: 10€/pax. Inclui o acompanhamento por guia local e seguro de acidentes pessoais. De 4 a 8 participantes.
Nota:
Esta actividade inclui a passagem pelas Hortas da Sabóia, onde descobriremos a conjugação de arte com a natureza na obra e trabalho de Vitor Sá Machado, escultor de peças em pedra e arame. Mais informações do autor e da sua arte em (http://www.vitorsamachado.net).