Venha descobrir o microcosmos das formigas da Faia Brava. As formigas são insectos sociais com uma diversidade de formas e adaptações ecológicas muito amplo. O seu tamanho, por exemplo, varia entre 1 mm e 4 cm; o seu temperamento pode ser dócil ou extremamente agressivo e as suas colónias podem conter desde algumas dezenas a vários milhões de indivíduos. Tal como os seres humanos, as formigas são dos poucos animais capazes de manipular e modificar o meio em que habitam para satisfazer as suas necessidades.
Nesta prospecção na Faia Brava far-se-á a primeira inventariação das espécies de formigas presentes, entre as mais de 100 conhecidas em Portugal. Serão oferecidos aos participantes os conhecimentos básicos para a sua observação e reconhecimento das principais características taxonómicas e ecológicas.
No programa está previsto uma sessão teórica, saída de campo para colocação de armadilhas e posterior observação das espécies recolhidas para identificação com lupa estereoscópica e chaves dicotómicas.
Ponto de Encontro: 9h30 – Igreja de Algodres.
O que trazer? Botas de montanha ou calçado desportivo, roupa confortável (de preferência em tons neutros), chapéu, protector solar, farnel e água, máquina fotográfica, binóculos.
Nº mínimo e máximo de participantes: 8 a 15
Inclui o acompanhamento por técnico da ATN e especialista no tema
Inscrições em: http://www.cienciaviva.pt/veraocv/