O concurso nacional de fotografia da natureza que leva o nome desta revista foi lançado mais uma vez esta Primavera.
Se quiser saber todos os pormenores e concorrer, deve retirar o regulamento e a ficha de inscrição a partir da internet, indo a www.parquebiologico.pt. Uma vez aí, há que procurar o item Actividades e, depois, Fotografia da natureza.
Os prémios abrangem equipamento fotográfico no valor de mil euros, nomeadamente para o trabalho distinguido na vertente de Arte Fotográfica (artística), seguindo-se outro prémio, este na vertente de Registo Documental, a que corresponde equipamento fotográfico no valor aproximado de 250 euros.
Há ainda o prémio Júnior, que se destina a jovens concorrentes, até aos 15 anos de idade, sendo estes completados até ao próximo dia 31 de Dezembro.
Os trabalhos a concurso têm de entrar até 30 de Setembro no formato 20 por 30 centímetros em papel fotográfico.
Sendo o júri renovado em cada edição, seleccionará alguns dos melhores trabalhos, sendo estes expostos em 6 de Novembro, sábado.
Antes dessa data, os premiados serão divulgados no site do Parque Biológico de Gaia.
Na edição de 2009 deste concurso, o júri – J.Paulo Coutinho, João Nunes da Silva e Nuno Oliveira – analisou 639 fotografias de 126 concorrentes.
Variando todos os anos a composição do júri do concurso PARQUES E VIDA SELVAGEM, desta vez a tarefa caberá a outras personalidades.
A fotografia da natureza é uma das formas de dar a conhecer o património natural do país, fazendo com que daí derive uma maior compreensão no sentido de o conservar.
Quem sabe se uma das seis fotografias com que pode concorrer é capaz de seduzir o júri e ganhar um dos prémios apontados pelo regulamento?