Actividade simbólica da parceria estabelecida entre o Naturdata e a Associação dos Amigos de Rio Ovelha, realizou-se no dia 27 de Junho de 2009 a primeira actividade do Naturdata com o tema “Aranhas de Portugal”.

Com cobertura e divulgação da Rádio Sim, e dos jornais locais, foi feita uma apresentação no auditório Municipal de Marco de Canaveses e esclarecidas as dúvidas de todos os que marcaram presença.

Seguidamente foi feito um curto passeio ao Parque Radical da cidade onde foram capturadas algumas aranhas diúrnas com o acompanhamento de alguns corajosos que acabaram por não ver mais que pequenas aranhas minúsculas. À noite a saída foi repetida de forma muito rápida uma vez que já tínhamos quase todos os recipientes para transporte ocupados.

Como todas as actividades que pretendemos desenvolver, quisemos que esta fosse produtiva não apenas para os presentes como para todos os visitantes do Naturdata. Assim, as aranhas capturadas foram identificadas, fotografadas e registadas para a região.

As espécies avistadas e capturadas foram:

Heliophanus sp. (uma fêmea que ainda não foi possível identificar), Oecobius navus, Runcinia grammica, Zygiella atrica, Tegenaria sp. Tetragnatha sp. (juvenil) e duas espécies muito interessantes da família Linyphiidae que ainda não puderam ser identificadas.

Esta aparentemente modesta contribuição vem aumentar o nosso conhecimento sobre estas espécies e contribuír para a documentação da nossa aracnofauna. Em baixo poderão ver algumas das fotos destas mesmas aranhas registadas pelo colaborador do Naturdata Emídio Machado:

Texto: Ricardo Ramos da Silva
Fotos:
Emídio Machado e Circunforce Lda.