Função principal no Naturdata:
- Coordenadora de dados para ixodídeos
Outras funções:
Mais informação sobre este colaborador:
Curriculo Formação Académica • Doutoramento em Ciências Biomédicas – especialidade em Microbiologia Médica IHMT/UNL, presente; • Mestrado em Biotecnologia. FCT/UNL, conclusão em 2007. • Licenciatura em Química Aplicada ao Ramo da Biotecnologia. FCT/UNL, conclusão em 2005.
Experiência Profissional • Junho 2012 – Presente – Instituto de Higiene e Medicina Tropical – UNL Cargo: Bolseira de doutoramento Principais atividades: Contribuir para o conhecimento da distribuição e diversidade das genospecies de Borrelia burgdorferi sensu lato em Portugal, e avaliar a relação destas genospecies com as manifestações clinicas em populações humanas e caninas do país. Desenvolver ferramentas moleculares de diagnóstico para a Borreliose de Lyme, tendo como alvo as genospecies mais relevantes.
• Junho 2010 – Maio 2012 – Instituto de Higiene e Medicina Tropical – UNL Cargo: Bolseira de investigação científica Principais atividades: Identificação de doentes com Esclerose Múltipla e simultaneamente infetados por agentes da Borreliose de Lyme, através de técnicas moleculares de elevada sensibilidade, no âmbito do projeto “Contribuição para o estudo da associação entre Esclerose Múltipla e Borreliose de Lyme: aspetos laboratoriais, clínicos e eco-epidemiológicos”, (Ref.ª EMBLYME2010), na Unidade de Leptospirose e Borreliose de Lyme, sob a responsabilidade da Inv.ª Doutora Maria Luísa Vieira.
• 2008– 2009 – Instituto de Higiene e Medicina Tropical – UNL Cargo: Bolseira de investigação científica Principais atividades: Genotipagem, através das técnicas de PCR-RAPD e VNTR’s isolados de Leptospira spp. obtidos por cultura de rim de roedores capturados nas ilhas de São Miguel e Terceira (Açores), no âmbito do projeto “Epidemiologia e Controlo da Leptospirose nos Açores”, (Ref.ª LEP/01/2008), na Unidade de Leptospirose e Borreliose de Lyme, sob a responsabilidade da Inv.ª Doutora Maria Luísa Vieira e Inv.ª Doutora Margarida Collares-Pereira.
• 2006-2008 – Instituto de Higiene e Medicina Tropical – UNL Cargo: Bolseira de investigação científica Principais atividades: Investigação de potenciais associações de resistência a fármacos in vivo e in vitro e de mutações em genes resistentes, usando isolados caninos e humanos, no âmbito do projeto “Genetic studies on drug resistance and host susceptibility in Leishmania infantum infection”, (POCI/CVT/56357/2004), na Unidade de Leishmanioses, sob a responsabilidade da Prof. Doutora Lenea Campino.
Formação Complementar 30 Julho – 10 Agosto 2012 – “Molecular Recognition of Tick-Borne Pathogens” Curso de Verão desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Utrecht, coordenado pelo Prof. Doutor Frans Jongejan. Utrecht, Holanda (80horas).
19-23 Julho 2010 – Workshop “Technical workshop on Tick Taxonomy” Curso técnico organizado pelo Ministério da Agricultura da Turquia no âmbito do Projecto ICTTD-3 “Asian Component” para membros da rede ArboZoo, coordenado por Dr. Abdalla Latif, Dra. Heloise Heyne e Dr. Ali Bouattour, Institute of Veterinary Control and Research, Pendik, Istambul, Turquia (40horas).
17-28 Abril 2006 – “Laboratory Animal Science” Curso desenvolvido pelo Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, coordenado pela Dra. Anna Olsson e organizado segundo as recomendações da FELASA para educação e treino em trabalhar com animais de laboratório, Categoria C. IHMT/UNL, Lisboa (80 horas).
2-11 Abril 2006 – “Training course on diagnostic techniques of leishmaniasis” Workshop no âmbito do Projecto da EU “Monitoring risk factors of spreading of Leishmaniasis around the Mediterranean Basin” (QLK2-CT-2001-01810), coordenado por Profª. Dra. Lenea Campino e Prof. Dr. Allal Dakkak. Realizado no Institut Agronomique et Véteinaire Hassan II, Rabat, Marrocos (80 horas). Estágios
Setembro 2006 a Agosto 2007 – Estágio de mestrado (1 ano) “Aplicação de Técnicas de Biologia Molecular No Diagnóstico e Identificação de Leishmania spp. Susceptibilidade de L.infantum a Fármacos”, Sob a orientação da Prof. Doutora Lenea Campino, realizado na UEI de Leishmanioses, IHMT/UNL. (18/20valores).
Março a Dezembro 2005 – Estágio de Licenciatura (9 meses) “Aplicação de marcadores moleculares numa população parasitária de Leishmania infantum”, sob a orientação da Prof. Doutora Lenea Campino, realizado na UEI de leishmanioses, IHMT/UNL. (18/20 valores).
Março a Setembro 2003 – Estágio voluntário (6 meses) “Técnicas de clonagem e sobrexpressão da metaloproteína – Fuscoredoxina”, sob a orientação do Doutor Rui Duarte, realizado no Laboratório de Investigação de Bioquímica e Biofísica de Proteínas do Departamento de Química, FCT/UNL. (16/20 valores).
Agosto 1998 (1 mês) “Noções de genética molecular aplicadas à bactéria Escherichia coli”, sob a orientação do Doutor Ricardo Parreira, realizado na Unidade Virologia, IHMT/UNL no âmbito da iniciativa “Ciência Viva”. (18/20 valores).
Agosto 1997 (1 mês) Noções da técnica ELISA aplicadas ao vírus do mosaico do tabaco, realizado na Estação Agronómica de Oeiras no âmbito da iniciativa “Ciência Viva”. (18/20 valores).
|