Por favor, leia atentamente os termos e condições de participação e utilização do naturdata antes de usar os dados ou contribuir para o projecto. Ao contactar-nos, usar os nossos dados ou enviar-nos qualquer tipo de informação, estará implicitamente a concordar com estes termos. Os termos encontram-se devidamente publicitados pelo que não poderá ser alegado desconhecimento dos mesmos sendo da responsabilidade do participante informar-se sobre os termos dos projectos em que participa. Em caso de dúvida, contacte-nos.

Sobre o projecto

1- Naturdata é uma marca registada e não pode ser usada fora do âmbito do projecto excepto para fins de divulgação e promoção do mesmo ou com autorização expressa de um dos seus representantes.

2- Representam o projecto actualmente para fins de planeamento e definição do projecto, as seguintes pessoas: Ricardo Silva, Pedro Cardoso e Hélio Ferreira. Representa o projecto para fins de gestão, a associação ProData.

Acesso à informação

1- O Naturdata é inteiramente livre e gratuito – a informação disponibilizada não pressupõe qualquer tipo de pagamento nem de restrição ao utilizador relativamente a idade, sexo, crença ou posição política.

Utilização da informação

1- A informação disponibilizada pelo Naturdata no seu portal, com excepção das imagens, vídeos e ficheiros áudio, pode ser usada para qualquer fim, devendo no entanto ser referida a fonte da seguinte forma: Fonte: Naturdata (www.naturdata.com)

2- As imagens, vídeos e ficheiros áudio disponíveis no portal não são propriedade do Naturdata como tal, não as podemos ceder a terceiros. O copyright pertence aos autores que cederam estes ficheiros para utilização exclusiva no projecto Naturdata. Se pretender utilizar alguma destas imagens, sons ou vídeos, deverá contactar directamente os autores.

Cedência de informação

1- A informação pode ser fornecida ao projecto sob várias formas que incluem: i) informação escrita via base de dados ou portal, via email, documentos ou formulário de contacto, ii) imagens sons e vídeos fornecidos via email ou outra forma de transferência iii) outro tipo de informação como sejam dados de distribuição ou outros por qualquer meio

2- A informação escrita, depois de cedida e incorporada no Naturdata passa a ser propriedade do Naturdata e será distribuída e disponibilizada de acordo com as regras definidas em cima.

3- As imagens, sons e vídeos, depois de cedidos para utilização no projecto Naturdata, continuam a ser propriedade do autor mas podem ser utilizados livremente pelo Naturdata no âmbito do projecto que inclui não só o portal web como acções, actividades e todas as restantes páginas ou material afecto ao projecto. Uma vez incorporados no projecto, o autor compromete-se a não solicitar a sua remoção e o Naturdata compromete-se a não os utilizar fora do âmbito do projecto, não ceder a terceiros e não cobrar pelo acesso aos mesmos.

Produção de informação e organização da equipa

1- A produção de informação pelos coordenadores, colaboradores e consultores, segue as mesmas regras definidas para a cedência de informação. Uma vez produzida e publicada essa mesma informação no âmbito do projecto, passa a ser propriedade do Naturdata não sendo atribuída a autoria nem sendo possível a sua remoção sem autorização do Naturdata

2- A organização da equipa em coordenadores, colaboradores e consultores é meramente funcional e definida pelo Naturdata podendo a qualquer altura, ser redefinida. Esta organização não entende quaisquer hierarquias excepto no caso de coordenador que é a pessoa que em cada momento, tem a última palavra em cada grupo funcional.
As funções descrevem-se da seguinte forma: consultor não colabora de forma activa no projecto sendo apenas solicitado em casos de dúvidas. Colaboradores são os que participam activamente em dado momento produzindo informação para o projecto. Coordenador é um colaborador que em caso de falta de consenso toma as decisões finais e que organiza o método de trabalho entre todos os colaboradores.

Serviços

1- Identificação – os serviços de indentificação de espécies são gratuitos para pequenos volumes de informação e pessoas individuais no entanto, o envio de qualquer informação ou imagem, pressupõe a colaboração com o projecto definida nos termos anteriores sendo as imagens automaticamente incorporadas como cedidas para utilização no projecto.