Textrix caudata L. Koch, 1872

Aranha-de-labirinto-caudada

Sinonímias de Textrix caudata

Textrix albosignata,Textrix violantis

Morfologia de Textrix caudata

 © Enésima Mendonça
 © Ricardo Ramos da Silva
Fêmea © Ricardo Ramos da Silva
Fêmea
Fêmea © Ricardo Ramos da Silva
Fêmea

Informação detalhada sobre Textrix caudata

Origem: Nativa no continente.
Endémica: Não.
Invasora: Não.
Protegida: Não.
Perigosa: Sem informação. Possui veneno.

Fêmeas:   
http://naturdata.com/images/species/12000/Textrix-caudata-12902-14095039665524-tb.JPGhttp://naturdata.com/images/species/12000/Textrix-caudata-12902-140950396275294-tb.JPG  
    
Machos:   
http://naturdata.com/images/species/12000/Textrix-caudata-12902-136485284373711-tb.jpg   
    
Alimentação:   
http://naturdata.com/images/species/12000/Textrix-caudata-12902-140950395775294-tb.JPG   
    
    

 

Comprimento (mm):
    Fêmea: 5,3 | Macho: 5,9

Descrição geral:
    Carapaça com a zona cefálica castanha-amarelada com os lados mais escuros e uma banda mediana clara, de pêlos brancos lingitudinal que se estende até à fóvea. Região ocular negra. Zona torácica com uma banda clara longitudinal no seguimento da banda cefálica. Dos lados, duas bandas mais escuras, largas e raiadas. Rebordo da carapaça negro, fino.
Margem interna das quelíceras com 2 dentes grossus separados por um intervalo quase igual ao seu diâmetro. Margem exterior com 3 dentes, o do meio, o maior.
Esterno castanho, progressivamente mais escuro nos lados. Ao meio, uma linha escura, por vezes raiada para os lados.
Patas castanhas amareladas, claras. Todos os segmentos uniformes à ecepção dos fémures que têm 3 aneis escuros na face ventral e das tíbias das fêmeas que têm 2 anéis escuros na face ventral.
Face dorsal do abdómen com uma larga banda central castanha-amarelada, bastante mais clara no meio e com a região anterior mais escura nos machos que nas fêmeas. Os rebordos desta banda são mal definidos, a meio, a zona mais clara tem 4 lobulos, a posterior é mais estreita e mais escura como os rebordos. Ao lado da banda mediana, linhas sinuosas partem desde a zona anterior até à posterior

Biologia:
    Esta espécie constrói as teias debaixo de pedras e podem encontrar-se adultos durante todo o ano. As fêmeas são principalmente activas durante a Primavera e Verão. Os machos são adultos e activos durante o Verão, altura em que se deslocam e procuram as fêmeas para acasalar. depois da cópula, a fêmea pode fazer até três posturas férteis, com diferença de 10 dias a três meses, inclusivamente durante o Inverno, enquanto se mantêm abrigadas. As crias permanecem algum tempo juntas mas ao fim de duas semanas a dois meses e meio, dispersam-se procurando novos locais para se instalarem. Depois de adultos, os machos vivem cerca de três meses, as fêmeas mais de um ano.

Identificação:
    Semelhante às restantes espécies de Textrix das quais geralmente se distingue por ter o esterno castanho escuro e não negro, no entanto, uma identificação segura só pode ser feita recorrendo à análise das estruturas copulatórias.
Semelhante a Lycosoides da qual se distingue pela proporção do grupo ocular relativamente à largura da carapaça e a Malthonica das quais se distingue, pela coloração, pela distribuição e proporções oculares e pelas estruturas copulatórias. Possui a região cefálica muito mais estreita que as restantes espécies de Tegenaria e Agelena.

Comentários:
    Esta espécie é em tudo semelhante a Textrix denticulata. Provavelmente mais pequena.

Distribuição de Textrix caudata em Portugal