Pyrrhula murina Godman, 1866

Priolo

Outros Nomes Comuns: priôlo, dom-fafe-dos-açores

Sinonímias de Pyrrhula murina

Pyrrhula pyrrhula, Pyrrhula pyrrhula murina

Morfologia de Pyrrhula murina

 © Pedro Monteiro
 © ana & xavier
 © Paulo A. V. Borges
 © Paulo A. V. Borges

Vídeos de Pyrrhula murina

Informação detalhada sobre Pyrrhula murina

ALIMENTAÇÃO: Muito variada, dependendo da época do ano, sementes de herbáceas, bagas, sementes de árvores, fetos, botões florais, invertebrados, entre outros.

SITUAÇÃO: Foi considerada em tempos uma das espécies mais ameaçadas do mundo, sendo o passeriforme mais ameaçado da europa. Atualmente, graças ao esforço de conservação desenvolvido por diversas entidades, o seu estatuto foi alterado, sendo agora considerada uma espécie Em Perigo pela BirdLife International/IUCN e a nível europeu como SPEC1.  A sua população atual está estimada em 500-800 casais.

ESTATUTO: Consta do anexo I da Diretiva Aves e o seu habitat encontra-se listado no Anexo I da Diretiva Habitats.

CONSERVAÇÃO: As principais ameaças à sua conservação incluem a destruição do seu habitat, a floresta Laurissilva de altitude, invasão por vegetação exótica, florestações com fins comerciais ou ornamentais, predadores oportunistas como o rato, gato, caça ilegal e o impacte negativo das atividades humanas na sua área de distribuição. Desde 1994, foram diversos os projetos de conservação realizados na ZPE Pico da Vara/Ribeira do Guilherme com o objetivo de proteger a população de Priolo e o seu habitat:
- LIFE “Conservação do Priolo” (1994-1996)
-LIFE “Estudo e Conservação do Património Natural dos Açores” (1997-2000)
-LIFE “Priolo” (2003-2008)
-LIFE “Laurissilva Sustentável” (2009-2012)
 
MORFOLOGIA: Ave de pequeno porte cujo tamanho pode variar entre os 15 e 17 cm, podendo pesar cerca de 30 g. Tem a cabeça, asas e cauda pretas, sendo a barra a meio da asa e a parte superior da cauda acastanhadas. Esta espécie não exibe dimorfismo sexual, sendo que os machos são iguais às fêmeas. Os juvenis distinguem-se dos adultos pela cor castanha da sua cabeça. A mudança de coloração da cabeça ocorre por volta de Outubro sendo que em Novembro os juvenis já se assemelham a adultos.

INFORMAÇÃO ADICIONAL: O Centro Ambiental do Priolo foi criado, no âmbito do projeto LIFE , e encontra-se aberto ao público desde 2007. Este Centro está localizado perto da Reserva Florestal da Cancela do Cinzeiro, Pedreira (Nordeste, São Miguel). Para mais informações consultar o site http://centropriolo.spea.pt.
 

Distribuição de Pyrrhula murina em Portugal