Pleurodeles waltl Michahelles, 1830
Salamandra-de-costelas-salientes
Outros Nomes Comuns: salamandra-dos-poços ou galipato
Morfologia de Pleurodeles waltl
Informação detalhada sobre Pleurodeles waltl
Origem: Nativa no continente.
Adultos: | |||
Morfologia:
A salamandra-de-costelas-salientes,como é vulgarmente conhecida, possui lateralmente e ao longo do corpo 8 a 10 saliências.Através destas, consegue projectar as costelas,daí o seu nome comum. Estas funcionam como mecanismo de defesa,dando-lhe um aspecto ameaçador e podendo perfurar a pele do predador.
Em estado selvagem pode atingir os 30 cm de comprimento,não ultrapassando normalmente os 20.É o maior anfíbio europeu.
Estas salamandras têm a cabeça plana e uma longa cauda que é cerca de metade do comprimento do seu corpo. Os machos são geralmente menores e mais delgados do que as fêmeas,porém os seus membros posteriores são mais compridos e robustos. Possuem 4 dedos nos membros anteriores e 5 nos posteriores. A coloração é acastanhada, por vezes com tons amarelados, avermelhados ou esverdeados, e geralmente com manchas escuras. No dorso sobressaem as proeminências alaranjadas ou amareladas das costelas. A coloração ventral é acinzentada ou acastanhada, com ou sem manchas mais escuras.
As larvas possuem espessas brânquias externas e a sua cor é mais clara do que a dos adultos.
Reprodução:
A época reprodutiva varia de entre Outubro a Maio,consoante as regiões.
Espécie ovípara,postura entre 150 (para fêmeas jovens) a 1300 ovos. Estes são depositados em plantas e objectos submersos em grupos de 9 a 20. As suas dimensões variam entre 1.7 a 2 mm.
Hábitos alimentares:
Espécie agressiva,alimenta-se especialmente de larvas de insectos e outros invertebrados mas também de outros anfíbios e membros da própria espécie.
Pode,em condições adversas,jejuar por meses.
Inimigos naturais:
Cobras-de-água,achigã e outras espécies de peixes introduzidas,lagostim do louisiana.