Neophron percnopterus (Linnaeus, 1758)

Abutre-do-egipto

Outros Nomes Comuns: britango, criado-do-cuco

Morfologia de Neophron percnopterus

 © Sérgio Esteves
Faia Brava © Carlos Rio
Faia Brava
Faia Brava © Carlos Rio
Faia Brava

Informação detalhada sobre Neophron percnopterus

Distribui-se pelas regiões Paleárctica ocidental e Afrotropical. Na Índia ocorre a subespécie N. p. ginginianus.

A subespécie nominal distribui-se de forma fragmentada em torno da bacia mediterrânica, estendendo-se pela Turquia até ao Paquistão. Ocupa grande parte da Península Ibérica.

Em Portugal os casais nidificantes restringem-se às fragas imponentes dos vales encaixados dos grandes rios do Nordeste: Douro, Sabor, Côa, Águeda e Tejo. A espécie procura áreas com baixa perturbação humana, com pouca vegetação e onde se pratica a agro-pastorícia extensiva. É nidificante estival e migra para a África subsaariana durante o Inverno.

É uma ave necrófaga; especializada em pequenos cadáveres mas alimenta-se também de carcaças maiores, depois das espécies maiores terminarem. Explora outros recursos de forma oportunista, procurando alimento em estradas, zonas de queimadas e em aterros sanitários.

O abutre do Egipto é uma espécie em Perigo (EN) dado o declínio da sua população e reduzido número de pares reprodutores. A espécie sofreu nas directivas veterinárias para a remoção de carcaças de animais domésticos e decréscimo das populações de coelho (Oryctolagus cuniculus). A degradação do habitat e perturbação em alturas sensíveis também contribuem para o declínio da espécie. 

Bibliografia

  • Forsman 2006: The Raptors of Europe and the Middle East.
  • Equipa Atlas 2008: Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005).
  • Cabral (coord.) e outros 2006: Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

Distribuição de Neophron percnopterus em Portugal