Milvus milvus (Linnaeus, 1758)

Milhafre-real; milhano; milhafre-rabo-de-bacalhau

Morfologia de Milvus milvus

 © Fernando Romão
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca

Informação detalhada sobre Milvus milvus

O milhafre-real distribui-se pelo Paleárctico Ocidental. Em Cabo-Verde ocorre a subespécie M. m. fasciicauda.

Na Europa distribui-se de forma mais ou menos contínua na Península Ibérica, este de França, Alemanha, Dinamarca e Polónia. Ocorre também na Grã-Bretanha e Sul de Itália. Em Portugal, enquanto reprodutora, a espécie está confinada ao interior norte e centro, nas zonas do planalto mirandês, Ribacôa, Castelo Branco e Idanha-a-Nova. Ocorre ainda, de forma mais dispersa, no Alto Alentejo. Em Portugal a espécie é nidificante residente; regista-se também uma população invernante constituída por indivíduos provenientes do resto da Europa.

Habitat zonas planas e de planalto. Nidifica em montados (Quercus suber e Q. rotundifolia) associados a áreas abertas e vales. Frequenta mosaicos de agricultura e pecuária extensiva. É principalmente necrófago mas também caça pequenos roedores, passeriformes e peixe.

A espécie tem sofrido um decréscimo da sua população e área de distribuição. Em Portugal a população nidificante é muito reduzida (inferior a 250 casais maturos), pelo que a espécie está Criticamente em Perigo (CR). A população invernante encontra-se Vulnerável (VU) devido à sua reduzida dimensão. Contam-se como maiores ameaças para a espécie a perseguição directa (abate) e o envenenamento. A electrocussão e a competição com o milhafre-preto (Milvus migrans) são também factores que contribuem para a regressão da espécie. Sendo uma espécie filopátrica (i.e. os indivíduos voltam aos locais de nascença para se reproduzirem), a extinção de núcleos populacionais torna difícil a recolonização de novas áreas pela espécie. Existe um plano de acção para a espécie, destacando-se a sensibilização junto de caçadores, gestores de caça e agricultores, e medidas de reordenamento da floresta.

Bibliografia

  • Forsman 2006: The Raptors of Europe and the Middle East.
  • Equipa Atlas 2008: Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005).
  • Cabral (coord.) e outros 2006: Livro Vermelho dos Vertebrados de Protugal.

Distribuição de Milvus milvus em Portugal