Lissotriton helveticus (Razoumovsky, 1789)

Tritão-palmado

Sinonímias de Lissotriton helveticus

Triturus helveticus

Morfologia de Lissotriton helveticus

Fêmea adulta © Marco Caetano
Fêmea adulta
Macho adulto de Lissotriton helveticus © Marco Caetano
Macho adulto de Lissotriton helveticu...
Macho adulto © Marco Caetano
Macho adulto
Macho adulto © Marco Caetano
Macho adulto
Macho adulto © Marco Caetano
Macho adulto
 © Marco Caetano
 © Marco Caetano
Lissotriton helveticus. Macho em cima, fêmea em baixo. © Armando Caldas
Lissotriton helveticus. Macho em cima...
 © Aires Pires
Larva de Lissotriton helveticus © Armando Caldas
Larva de Lissotriton helveticus

Informação detalhada sobre Lissotriton helveticus

 Morfologia:
  Adultos:
    O comprimento vai de 75 a 100 mm, normalmente ficando abaixo dos 90 mm.
 Possuem membros posteriores relativamente curtos e cauda bem desenvolvida. Esta é menor do que o corpo.
 O dorso é castanho claro ou escuro ou,ainda, verde-oliva,  normalmente salpicado de verde ou castanho.As fêmeas podem apresentar uma linha escura lateralmente.  A cauda tem duas fileiras de proeminentes manchas escuras e o centro desta é amarelo ou laranja. As patas traseiras são de castanho-oliva a preto. A superfície ventral é mais clara, com um amarelo-palha ou laranja ao longo da linha mediana da barriga, que é levemente manchada nos machos enquanto que as fêmeas possuem menos ou nenhuma mancha. A garganta é branca ou rosada e não tem manchas. A linha escura do focinho passa através do olho, que possui uma íris preta e dourada.
  Larvas:
    Podem ser reconhecidas pelas brânquias "emplumadas" que desenvolvem.São translúcidas de cor castanha e podem ser levemente manchadas de preto.

Comportamento:
  É uma espécie nocturna que pode ser completamente aquática em locais de altitude elevada,porém nas terras baixas é principalmente terrestre fora da época de reprodução. Normalmente emerge para se alimentar ao anoitecer,caçando activamente em terra ou na água.Estes animais estivam para suportar períoos secos e quentes e normalmente hibernam em estado dormente em diversos locais de abrigo,como tocas de animais abandonadas.

  Corte e comportamento reprodutivo:
Embora os machos façam as suas exibições na água (por vezes durante o dia) o acasalamento tem lugar em terra,com o macho a carregar a fêmea e tocando-lhe os flancos antes de depositar o espermatóforo no solo. A fêmea recolhe-o posicionando a cloaca sobre este. Quando os ovos são depositados a fêmea usa os seus membros anteriores para embrulhar cada um individualmente enrolando-o numa folha .

  Alimentação:
Os tritões-palmados são predadores oportunistas que caçam a maioria dos invertebrados terrestres.Quando os adultos regressam à água durante a época de reprodução alimentam-se normalmente de larvas de anfíbios (pontencialmente incluindo as suas próprias),pequenos crustáceos e larvas de insectos.
 

Biologia:
  Ciclo de vida: Os ovos são de depositados de Março a Abril. A metamorfose fica completa decorridos 4 meses,após este período deixam a água com cerca de 30 mm e permanecem em terra até se tornarem sexualmente maduros.

 Longevidade : Até 19 anos em cativeiro

Distribuição de Lissotriton helveticus em Portugal