Egretta garzetta (Linnaeus, 1766)

Garça-branca-pequena

Morfologia de Egretta garzetta

 © Sérgio Esteves
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca
 © Guarda-Rios do Lima
 © Guarda-Rios do Lima
 © Guarda-Rios do Lima
Adulto com plumagem nupcial © Armando Caldas
Adulto com plumagem nupcial
Na pesca © Armando Caldas
Na pesca
 © Armando Caldas
 © Tomás Martins

Informação detalhada sobre Egretta garzetta

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)

Protecção legal: DL n.º 140/99, de 24 de Abril: Anexo A-I; Convenção de Berna: Anexo II; Convenção de Washington (CITES): Anexo A

Tipo de ocorrência: Residente (R)

Dados biométricos: Comprimento: 55 a 65 cm; Envergadura: 83 a 95 cm; Peso: 500 g; Longevidade: 9 anos

Identificação Corpo esbelto e elegante, de plumagem branca. Pescoço longo, bico negro e comprido, pernas pretas e patas amarelas. Na altura da reprodução apresenta, na sua plumagem nupcial, duas penas alongadas, com cerca de 20 cm, na parte de trás da cabeça. Batimento lento, poderoso e regular das asas com o pescoço retraído e as patas projectadas.

Biologia da Espécie Garça essencialmente migradora, com distribuição Europeia circunscrita à zona mais mediterrânica. Em Portugal, a sua distribuição estende-se no Inverno a todo o país, sobretudo na faixa litoral, recuando para a metade sul durante a época de reprodução. É uma espécie associada a zonas húmidas, com preferências por áreas pouco profundas da orla costeira, estuários, lagoas, arrozais e restantes cursos de água. É nestes locais que encontra o alimento: pequenos peixes e anfíbios, insectos terrestres e aquáticos, crustáceos, lagartos, minhocas, pequenos mamíferos e cobras. Na época de nidificação formam casais monogâmicos (não reconhecendo o parceiro fora dos locais de nidificação).

(Texto: Guarda-Rios do Lima)

Distribuição de Egretta garzetta em Portugal