Castianeira badia (Simon, 1877)

Aranha-nómada-das-pedras

Morfologia de Castianeira badia

Fêmea © Pedro Cardoso
Fêmea
 © Pedro Cardoso
 © Valter Jacinto
 © Valter Jacinto
Macho © Valter Jacinto
Macho
 © Nuno Camejo
 © Valter Jacinto

Informação detalhada sobre Castianeira badia

Fêmeas:   
http://naturdata.com/images/species/38000/thumbnail_1256577027.jpghttp://naturdata.com/images/species/38000/thumbnail_1288135494.jpghttp://naturdata.com/images/species/38000/Castianeira-badia-38098-144319115958052-tb.jpghttp://naturdata.com/images/species/38000/Castianeira-badia-38098-143362040921425-tb.jpg
    
Machos:   
http://naturdata.com/images/species/38000/thumbnail_1288135529.jpg http://naturdata.com/images/species/38000/thumbnail_1283971933.jpg   
    
    
    
    
    

 

Sinonímias:
    Agroeca badia, Castaneira badia, Tylophora badia

Comprimento (mm):
    Fêmea: 7,5 a 9 | Macho: 6,5 a 8,5

Descrição geral:
    Abdómen castanho ou cinzento-escuro, com um scutum dorsal que cobre dois terços do abdómen nos machos e está reduzido a uma pequena placa triangular na região anterior nas fêmeas. Na face ventral, os machos apresentam três placas rígidas, uma anterior que não chega ao sulco epigástrico, uma mediana mais comprida e uma posterior pequena anterior às fieiras.
Nas fêmeas, com um epigíneo simples consistindo numa placa rígida, de forma triangular com duas aberturas para os ductos espermáticos. Estas aberturas situam-se na base do triângulo e são bastante separadas entre si.
Carapaça castanha-escura a negra, mais pálida na região central e com uma fóvea bem marcada. Esterno liso, da mesma cor da carapaça. Fieiras castanhas, com as anteriores mais escuras. Palpos com as lâminas maxilares muito separadas entre si, quadradas, e com um rebordo branco na margem interna, semelhante ao da peça labial.
Nos machos, o bolbo é comprido, com uma zona basal volumosa que se estreita progressivamente até ao êmbolo que é curto e apresenta no ápice uma volta sobre si mesmo. O címbio tem um pequeno dente na parte dorsal. Tíbias sem apófises, apenas com uma pequena saliência no lado interno da face ventral. Olhos dispostos em duas linhas quase rectas, a anterior ligeiramente recurva e a posterior procurva. Olhos anteriores muito próximos com os medianos, mais pequenos, mais separados entre si que dos laterais. Olhos posteriores nitidamente separados, maiores que os anteriores. Os medianos, maiores, mais separados entre si que os dos laterais. Olhos laterais de cada lado, separados entre si. Quelíceras castanha-escuras, curtas e robustas com 2 dentes na margem interna e 3 dentes na margem externa. Ambas as margens com muitos pêlos compridos, especialmente a margem externa. Côndilo comprido e bem marcado. Patas com espinhos apenas nos fémures, tíbias e metatarsos. Nos fémures de todas as patas, apenas existem espinhos isolados na face dorsal. As tíbias e metatarsos anteriores apenas com dois pares de espinhos ventrais, os posteriores, além das presentes nos pares anteriores apresentam ainda: um par de espinhos ventrais apicais, dois pares de espinhos laterais nas tíbias e três pares nos metatarsos. Um espinho dorsal mediano nas tíbias e um par de espinhos dorso-apicais nos metatarsos.

Habitat:
    Debaixo de pedras em zonas de vegetação rasteira.

Biologia:
    Fêmeas adultas, desde a Primavera até ao Outono; machos adultos, no Verão.

Distribuição de Castianeira badia em Portugal