Canis lupus familiaris Linnaeus, 1758

Cão

Morfologia de Canis lupus familiaris

 © Ricardo Silva
Raça Border Collie © Ricardo Silva
Raça Border Collie
 © Miguel Pais
Cão arraçado de podengo usado na caça ao javali © Ricardo Ramos da Silva
Cão arraçado de podengo usado na ca...
Rafeiro Alentejano © Ricardo Ramos da Silva
Rafeiro Alentejano
 © Liliana Vinagre
 © Valter Jacinto
Cão arraçado de Pastor Alemão © Valter Jacinto
Cão arraçado de Pastor Alemão

Informação detalhada sobre Canis lupus familiaris

Origem: Introduzida
Endémica: Não
Invasora: Não
Protegida: Não
Explorada: Sim. Como animal de companhia e como animal de trabalho: na pastorícia como guardador de rebanhos e como auxiliar do pastor, na caça em matilhas para caça grossa, como farejador e cobrador de caça menor, como animal de guarda, como rastreador quer de substâncias quer de pessoas e animais e em salvamentos.
Perigosa: Sim. Categoria A2. O cão doméstico tem um longo historial associado ao homem com inúmeras histórias de salvamentos e mesmo casos em que o animal dá a própria vida para salvar pessoas. Ainda assim, restringindo apenas a factos, os também inúmeros casos de ataques, deliberados ou provocados, colocam esta subespécie por vezes apelidada como "o melhor amigo do homem" na lista das espécies mais perigosas.


O lobo foi seguramente uma das primeiras espécies domesticadas pelo Homem dando origem a diversas raças extremamente variáveis em termos de morfologia, todas englobadas na subespécie do cão doméstico (Canis lupus familiaris). O cão ocorre em Portugal maioritariamente como espécie doméstica e, embora alguns cães se possam assilvestrar, é sempre uma situação temporária, procurando sempre as proximidades de zonas habitacionais.

Distribuição de Canis lupus familiaris em Portugal