Ardea cinerea Linnaeus, 1758

Garça-real

Outros Nomes Comuns: garça-cinzenta, garça-real-europeia

Morfologia de Ardea cinerea

 © Sérgio Esteves
 © Sérgio Esteves
 © Faísca
 © Sérgio Esteves
 © ana & xavier
 © Sérgio Esteves
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca
 © Emídio Machado
 © Tomás Martins
 © Emídio Machado
 © Tomás Martins
 © Guarda-Rios do Lima
 © Guarda-Rios do Lima
 © Guarda-Rios do Lima

Informação detalhada sobre Ardea cinerea

Estatuto de conservação: Global (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)
Protecção legal: Convenção de Berna: Anexo II
Tipo de ocorência: Residente (R); Invernante (I)

Adultos:   
http://naturdata.com/images/species/7000/thumbnail_1251194291.jpghttp://naturdata.com/images/species/7000/thumbnail_1301912531.jpghttp://naturdata.com/images/species/7000/Ardea-cinerea-7140-136429802577010-tb.jpghttp://naturdata.com/images/species/7000/Ardea-cinerea-7140-136429757239154-tb.jpg
    
    
    



Dados biométricos: Comprimento: 90 a 98 cm; Envergadura: 175 a 195 cm; Peso: 600 a 1200 g; Longevidade: 25 anos

Identificação:
É a maior de todas as garças que ocorrem em Portugal. Ave de patas longas e pescoço muito comprido que termina num bico direito e poderoso, com coloração amarela acinzentada (alaranjada na época de reprodução). Apresenta a cabeça e pescoço esbranquiçados com marcas escuras que contrastam com as asas e dorso cinzentos. Em voo apresenta o pescoço retraído, asas muito arqueadas com batimentos lentos e irregulares. Voa muitas vezes a grande altitude.

Biologia da espécie: Amplamente distribuída na Europa, ocorre em Portugal ao longo de todo o ano, sendo mais numerosa fora da época de nidificação (alguns casais nidificantes, mais comuns na zona do Alentejo) e em zonas húmidas (especialmente zonas de margens pouco inclinadas, pouco obstruídas por vegetação densa). É nestas zonas húmidas que encontra o seu alimento, especialmente pequenos peixes, crustáceos, insectos e répteis. Tem nas árvores o local de eleição para a nidificação, sendo comum uma mesma árvore comportar vários ninhos. Apesar de considerada uma ave aquática, não despreza as zonas agrícolas, aradas de fresco, onde procura répteis, anfíbios e mesmo pequenos mamíferos.

Curiosidades: Imponente, com o seu longo pescoço cinzento, a garça-real é muitas vezes a maior ave aquática que a vista alcança. A garça-real serve-se das suas reacções rápidas e da velocidade para capturar as presas. Quando pesca, coloca-se perto da margem, atenta ao menor movimento provocado por um peixe. Se avista algum, inclina-se para a frente, estica o pescoço e apunhala-o repentinamente com o bico. Normalmente engole os peixes inteiros, mas os de maior tamanho devora-os em terra.

(Texto: Guarda-Rios do Lima)

Distribuição de Ardea cinerea em Portugal