Agnoea nonscriptella Corley, 2014

Borboleta

Informação detalhada sobre Agnoea nonscriptella

Descrição:
Envergadura 14.5 mm. Cabeça amarelo-acastanhado. Palpo labial amarelo-acastanhado, o segmento 3 é metade do comprimento do segmento 2. Antena castanho-claro. Tórax castanho-claro. Asa anterior fusco claro, um pouco mais escura em direção à parte costal, sem pontos discais ou plical, todas as escamas com base amarelo-acastanhado e extremidades fusco-acinzentado; cílios amarelo-acastanhado, salpicados com escamas de extremidades fuscas.
Asas posteriores cinza, cílios cinza-claro. Genitália masculina. Uncus de base ampla, fortemente estreitado para um delgado ápice. Gnathos com dois lóbulos contíguos, cada um mais largo do que alto. Valva desde uma base ampla com lados direitos, levemente descendente, ápice amplamente triangular. Saccus curto. Lobos juxta muito reduzidos. Phallus em forma de jarro, típica do género, mas curto. Fêmea. Desconhecida.

Diagnose:
Asa anterior sem pontos discais ou plical. A genitália masculina é característica: a combinação de um uncus delgado, gnathos amplo bilobado, valva simples, lobos juxta subdesenvolvidos e um phallus curto, não ocorre em nenhuma outra espécie.

Distribuição: Conhecido apenas da localidade do tipo em Trás-os-Montes, Nordeste Portugal.

Biologia:
O holótipo foi atraído à luz no início de Julho, numa localidade com pastagem aberta e matos, em solo ultrabásico, com um bosque adjacente de Quercus pyrenaica.

Origem do nome:
O nome da espécie é um adjetivo derivado do latim non scriptus, que significa "não escrito" referindo-se a ausência de marcas na asa anterior.

Observações:
Sinev & Lvovsky (2014) passaram todas as espécies de Pseudatemelia Rebel, 1910 para o género Agnoea Walsingham, 1907. Os desenhos da genitália masculina de todas as 19 espécies foram comparadas com as da nova espécie. A. nonscriptella está no subgénero Agnoea, talvez mais relacionada com A. pallorella (Jäckh, 1972), que tem um uncus e gnathos semelhantes, mas um phallus muito mais comprido.

01-2015 - Texto completo da ficha elaborado por Fernando Romão por adaptação do artigo original.