Acrocera orbiculus (Fabricius, 1787)

Mosca

Morfologia de Acrocera orbiculus

 © Jorge Almeida

Informação detalhada sobre Acrocera orbiculus

Sinonímias:
    Acrocera borealis, Acrocera globula

Comprimento (mm):
    Fêmea:  | Macho: 

 

ESTA ESPÉCIE ENCONTRA-SE AINDA EM FASE DE CITAÇÃO OFICIAL

Acrocera orbicula
é uma espécie relativamente comum em toda a Europa, embora seja muito difícil encontrá-la. Parasita aranhas provavelmente da família Lycosidae, mas não preda qualquer tipo de insecto e/ou aracnídeo. É ainda desconhecido quais as espécies parasitadas por esta espécie. Os acrocerídeos são, entre alguns taquinídeos, os únicos dípteros endoparasitóides de aranhas. Contudo ao contrário dos taquinídeos que têm espécies que parasitam várias ordens de insectos; os acrocerídeos parasitam apenas e tão somente aranhas. É um caso único no mundo dos Diptera.

É possível que os machos de Acrocera orbiculus não se alimentem sequer dado a ausência de probóscis.

Trata-se de um novo género para Portugal descoberto em 2009 por Jorge Almeida. Contudo, segundo faunaeur.org, datado de 17 de Agosto de 2010, a referência do género tinha o estatuto de duvidoso para Portugal.

Esta espécie vai constar de estudos genéticos pelo Dr. Shaun Winterton para saber melhor a situação filogenética.

 

Distribuição:

Póvoa Dão - Silgueiros - Viseu (2009) ; Nave de Santo António - Serra da Estrela (2009, 2010); possivelmente em Manteigas - Serra da Estrela (2009) . 2010, JORGE ALMEIDA.

 

Capturas: 

Espécimen capturado através de armadilha Malaise em Póvoa Dão a 2009.IX.03-2009.IX.06. Usando o método sweeping foi possível encontrar espécimenes na Nave de Santo António em finais de Julho de 2009. Vários especímenes colectados em Agosto 2009 e Agosto 2010 na Nave de Santo António - Serra da Estrela.

 

Referências:

(1) Erichson, W. F. 1840. Entomographien, Untersuchungen in dem Gebiete der Entomologie mit besonderer Benutzung der Königl. Sammlung zu Berlin, 4. Die Henopier. Eine Familie aus der Ordnung der Dipteren. Berlin, 135-137.

(2) Carles-Tolrá, M. 2001. Algunos dípteros nuevos para Portugal (Insecta, Diptera). Zoologica baetica, 12: 91-100.

(3) http://www.faunaeur.org/full_results.php?id=59484

Distribuição de Acrocera orbiculus em Portugal